Em Abril de 1927, Vitorino Nemésio publica, em Coimbra, no jornal republicano académico Gente Nova, um pequeno artigo sobre «dois poetas novíssimos», que merecem a atenção favorável do crítico, porque «se apartam à porfia da mediocridade alçada» (1). Os dois jovens poetas são Branquinho da Fonseca, que havia publicado, em 1926, o seu primeiro livro de versos, singelamente intitulado Poemas, e José Régio, o autor de um livro com um título muito mais ambicioso: Poemas de Deus e do Diabo, publicado igualmente em 1926 (2).
A recensão de Vitorino Nemésio é bastante curiosa, porquanto, ao juntar na mesma apreciação crítica dois livros tão díspares, pretende aduzir justificações que permitam valorizar duas obras esteticamente tão desiguais. Assim, os versos de Branquinho, «pela contextura plácida e a inspiração serena, devem ser só de Deus», ao passo que os de Régio revelam, entre outras coisas, uma nota desoladora: «a convicção de que os poetas são o escárnio da natureza, e de que a verdadeira natureza humana só se realiza com perfeição desde que se dê largas a todas as solicitações e tendências do nosso mundo sensível». Por isso, os poemas de Branquinho são talvez menos originais do que os de Régio, mas «mais vigorosos porque de uma beleza mais humana», havendo, em contrapartida, uma certa «morbidez» em Poemas de Deus e do Diabo, facto que não retira ao livro «muita beleza formal». Apesar de assinalar o carácter morboso de alguns poemas de Régio, Vitorino Nemésio salienta a relevância essencial de Poemas de Deus e do Diabo no panorama da poesia portuguesa dos anos vinte, dizendo, por exemplo, que eles são «um documento humano, e pulsam com uma tendência contemporânea de sistemática estesia, que veio preencher a falta do entusiasmo e do vigor vital de outras eras».
O artigo de Vitorino Nemésio revela, em suma, uma adesão ambivalente à novidade estética dos poemas de José Régio. Essa ambivalência é compreensível e, de certo modo, justificável, porque, na verdade, Poemas de Deus e do Diabo não é um livro reconfortante. Branquinho da Fonseca é, segundo Nemésio, um escritor «instalado na boa doutrina poética por sua serena condição, e pelo ar de saúde que toda a sua inspiração respira, anelante mas não mórbida»; ora, o autor de “Cântico Negro”, dividido entre a beleza intangível de um Deus mudo e «absconditus» e a sedução insinuante das múltiplas faces do Diabo, não quer nem pode eximir-se à tentação de uma respiração mais ampla. Na verdade, a “morbidez” detectável na obra de Régio – não apenas na poesia, mas também nos textos dramáticos, nos contos, nas novelas e nos romances, não esquecendo os desenhos – não é um simples efeito de decadentismo esteticamente superficial, mas corresponde à intenção profunda de compreender o homem na complexidade da sua natureza. Diga-se, de passagem, que o mesmo acontece com o “saudável” Branquinho da Fonseca, não tanto na poesia lírica, mas, de forma muito expressiva, em contos tão exímios como O Barão ou “As Mãos Frias”. Há, nos dois escritores, a vontade de sondar a alma humana, indo muito além das aparências; e a uma visão em profundidade corresponde necessariamente um discurso compósito, que, sobretudo no caso de Régio, se transforma, não raras vezes, em objecto contemplável, por via de um processo de recorrências, remodelações, metamorfoses semânticas e estilísticas.
José Régio instaura logo em Poemas de Deus e do Diabo um tipo de linguagem poética que se desenvolve de forma luxuriante, nitidamente contrária a uma retórica epigramática e enxuta. Régio é, no entanto, um escritor obsidiado por um núcleo de questões relativamente restrito, cujas directrizes essenciais são definidas no livro inaugural. O trabalho de escrita é, assim, elaborado de forma expansiva, no sentido de uma profundidade que permite desmontar as falácias de uma visão do mundo alicerçada em modelos que restringem e falsificam a complexidade do real. A poesia de José Régio é, nos seus melhores momentos, um documento humano – como salientou Vitorino Nemésio – e, por isso mesmo, o seu discurso afasta-se da simplificação superficialmente optimista e eufórica. Daqui resulta uma estética de claroescuro, havendo, em certas obras, uma nítida tendência para privilegiar os matizes menos luminosos. Por outro lado, o talento de narrador e desenhista influencia o poeta; por esse motivo, muitos poemas têm um andamento narrativo, ou, como diz Eugénio Lisboa, nota-se a «interferência profunda – e, às vezes, até indiscreta – dos dotes do ficcionista e do dramaturgo no território da poesia» (3). Essa interferência delineia pequenos contos em que se destacam figuras cujos contornos consubstanciam uma estética da distorção. O traço do artista plástico confere ao texto poético um carácter densamente pictórico, alicerçado num tipo de visão que distorce os materiais, quer se trate de figuras humanas, de elementos da natureza ou mesmo de sentimentos. Sendo fiel ao real, a palavra do poeta transforma os dados sensitivos, dando forma a um modo de ver que se afasta da reprodução mimética de um realismo delimitado por uma concepção de euforia antropológica.
O alento realista de Régio é reforçado por traços de expressão que enfatizam o lado grotesco dos seres e das coisas, perfazendo um saldo estético, que à falta de melhor denominação, Eduardo Lourenço considera ser de teor para-expressionista (4). Como salienta o mesmo ensaísta, o expressionismo, no «sentido norte-europeu» pressupõe uma cosmovisão que dificilmente se harmoniza com a cultura portuguesa; a exasperação da angústia e do grito não encontra terreno fértil na «praia íntima do lirismo que se espraia do Minho ao Guadiana»; todavia, Eduardo Lourenço fala do «poeta simbolista-expressionista de Poemas de Deus e do Diabo», bem como do dramaturgo obcecado por bobos-anjos e anjos-bobos de expressionístico recorte».
Numa perspectiva diferente, Eunice Ribeiro, ao analisar os desenhos de Régio, integrando-os no contexto da obra do autor, tece algumas considerações teóricas que são facilmente transponíveis para o domínio da poesia. Assim, diz a ensaísta que «as poses crispadas, os corpos contorcidos, caídos ou semi-caídos, os nus volumosos de inflacionado erotismo, o esgar das bocas, os olhos salientes – falam de um desassossego íntimo que se nos afigura muito mais próximo da mundividência e da estética maneiristas do que do expressionismo por vezes citado»(5). Por seu turno, Maria Aliete Galhoz, considera que na poesia de Régio «encontramos um expressionismo que vai a extremos de diversificação, sendo as suas imagens ora líricas, ora retóricas, ora coladas sobre o real mas sugerindo uma apaixonada busca, e, em parte, um pessimismo que atrai o grotesco, a caricatura e o escárnio, que são, a bem dizer, o contraponto de um amor carecente na sua visão do mundo e da vida»(6). Fernando Guimarães, num ensaio intitulado “Poesia e Modernidade: O Caso Português”, põe em destaque a faceta romântica do espírito modernista, fazendo, a certa altura, a seguinte constatação: «A esta matriz romântica seria lícito juntar, relativamente à estética presencista, duas outras: a decadentista, tão visível em alguns poetas que se encontram nas páginas da Presença, e a expressionista. Ressalve-se desde já que seria abusivo falar desta última orientação como se de qualquer movimento literário aparecido entre nós se tratasse.
Mas será, efectivamente, o Expressionismo um caminho mal percorrido pelos nossosescritores? Se for entendido como um estado de espírito ou mera tendência, a resposta não será necessariamente negativa» (7). E ainda na mesma linha de pensamento, José Augusto Seabra concorda com Fernando Guimarães, ao dizer que a «insistência na tónica da literatura como “expressão “ do humano pareceria confirmar uma aproximação, que alguns têm procurado fazer, entre a estética presencista e o expressionismo. No entanto, este é, para o poeta e seus companheiros de geração, mais uma forma de afirmação idiossincrática do que de adesão a um movimento estruturado»(8).
Com a citação autorizada dos autores precedentes não pretendo averiguar se a estética regiana é predominantemente expressionista, para-expressionista ou maneirista, pretendo apenas estruturar uma leitura motivada pelos traços de distorção discerníveis numa parte substancial da poesia do autor de Cântico Suspenso. Ora, a distorção é uma característica definidora tanto do expressionismo como do maneirismo e é igualmente um elemento essencial do grotesco.
Na poesia de José Régio há, com efeito, a construção de uma linha de sentido que põe em relevo a face menos reconfortante da condição humana. Logo no texto inicial de Poemas de Deus e do Diabo as figuras assimiláveis a Cristo e ao Demónio são vistas segundo uma perspectiva deformadora que cria uma imagística fantasmagórica e aterradora. A primeira estrofe do poema começa com um ritmo narrativo, parecendo indicar a continuação de um discurso que já vinha sendo mentalmente elaborado e instaurando um processo de narrativização de que as duas figuras fazem parte como personagens. O núcleo de história que subjaz ao poema é ainda completado pela transformação do “eu lírico” em personagem, que faz conjunto com as duas figuras. E as três personagens são tocadas pela mesma atmosfera de estranhamento que faz oscilar as coordenadas do mundo:
Ora uma noite de luar medonho
(Lembro-me disto como dum sonho)
Alevantou-se um Homem a meu lado,
Todo nu, e desfigurado.(9)
A contemplação do divino corpo, sangrando «devastado», provoca no “eu” sentimentos confusos e desorientados:
Eu prosseguia, todo trémulo e confuso,
Cheio de amor e de terror por esse intruso.
À minha mão direita, ele avançava aereamente,
Com seu ar espectral e transcendente.(10)
No que diz respeito à figura do Diabo, é usado o mesmo processo de intensificação de elementos expressivos que agigantam desmesuradamente pormenores que seriam anódinos num contexto menos sombrio:
A recensão de Vitorino Nemésio é bastante curiosa, porquanto, ao juntar na mesma apreciação crítica dois livros tão díspares, pretende aduzir justificações que permitam valorizar duas obras esteticamente tão desiguais. Assim, os versos de Branquinho, «pela contextura plácida e a inspiração serena, devem ser só de Deus», ao passo que os de Régio revelam, entre outras coisas, uma nota desoladora: «a convicção de que os poetas são o escárnio da natureza, e de que a verdadeira natureza humana só se realiza com perfeição desde que se dê largas a todas as solicitações e tendências do nosso mundo sensível». Por isso, os poemas de Branquinho são talvez menos originais do que os de Régio, mas «mais vigorosos porque de uma beleza mais humana», havendo, em contrapartida, uma certa «morbidez» em Poemas de Deus e do Diabo, facto que não retira ao livro «muita beleza formal». Apesar de assinalar o carácter morboso de alguns poemas de Régio, Vitorino Nemésio salienta a relevância essencial de Poemas de Deus e do Diabo no panorama da poesia portuguesa dos anos vinte, dizendo, por exemplo, que eles são «um documento humano, e pulsam com uma tendência contemporânea de sistemática estesia, que veio preencher a falta do entusiasmo e do vigor vital de outras eras».
O artigo de Vitorino Nemésio revela, em suma, uma adesão ambivalente à novidade estética dos poemas de José Régio. Essa ambivalência é compreensível e, de certo modo, justificável, porque, na verdade, Poemas de Deus e do Diabo não é um livro reconfortante. Branquinho da Fonseca é, segundo Nemésio, um escritor «instalado na boa doutrina poética por sua serena condição, e pelo ar de saúde que toda a sua inspiração respira, anelante mas não mórbida»; ora, o autor de “Cântico Negro”, dividido entre a beleza intangível de um Deus mudo e «absconditus» e a sedução insinuante das múltiplas faces do Diabo, não quer nem pode eximir-se à tentação de uma respiração mais ampla. Na verdade, a “morbidez” detectável na obra de Régio – não apenas na poesia, mas também nos textos dramáticos, nos contos, nas novelas e nos romances, não esquecendo os desenhos – não é um simples efeito de decadentismo esteticamente superficial, mas corresponde à intenção profunda de compreender o homem na complexidade da sua natureza. Diga-se, de passagem, que o mesmo acontece com o “saudável” Branquinho da Fonseca, não tanto na poesia lírica, mas, de forma muito expressiva, em contos tão exímios como O Barão ou “As Mãos Frias”. Há, nos dois escritores, a vontade de sondar a alma humana, indo muito além das aparências; e a uma visão em profundidade corresponde necessariamente um discurso compósito, que, sobretudo no caso de Régio, se transforma, não raras vezes, em objecto contemplável, por via de um processo de recorrências, remodelações, metamorfoses semânticas e estilísticas.
José Régio instaura logo em Poemas de Deus e do Diabo um tipo de linguagem poética que se desenvolve de forma luxuriante, nitidamente contrária a uma retórica epigramática e enxuta. Régio é, no entanto, um escritor obsidiado por um núcleo de questões relativamente restrito, cujas directrizes essenciais são definidas no livro inaugural. O trabalho de escrita é, assim, elaborado de forma expansiva, no sentido de uma profundidade que permite desmontar as falácias de uma visão do mundo alicerçada em modelos que restringem e falsificam a complexidade do real. A poesia de José Régio é, nos seus melhores momentos, um documento humano – como salientou Vitorino Nemésio – e, por isso mesmo, o seu discurso afasta-se da simplificação superficialmente optimista e eufórica. Daqui resulta uma estética de claroescuro, havendo, em certas obras, uma nítida tendência para privilegiar os matizes menos luminosos. Por outro lado, o talento de narrador e desenhista influencia o poeta; por esse motivo, muitos poemas têm um andamento narrativo, ou, como diz Eugénio Lisboa, nota-se a «interferência profunda – e, às vezes, até indiscreta – dos dotes do ficcionista e do dramaturgo no território da poesia» (3). Essa interferência delineia pequenos contos em que se destacam figuras cujos contornos consubstanciam uma estética da distorção. O traço do artista plástico confere ao texto poético um carácter densamente pictórico, alicerçado num tipo de visão que distorce os materiais, quer se trate de figuras humanas, de elementos da natureza ou mesmo de sentimentos. Sendo fiel ao real, a palavra do poeta transforma os dados sensitivos, dando forma a um modo de ver que se afasta da reprodução mimética de um realismo delimitado por uma concepção de euforia antropológica.
O alento realista de Régio é reforçado por traços de expressão que enfatizam o lado grotesco dos seres e das coisas, perfazendo um saldo estético, que à falta de melhor denominação, Eduardo Lourenço considera ser de teor para-expressionista (4). Como salienta o mesmo ensaísta, o expressionismo, no «sentido norte-europeu» pressupõe uma cosmovisão que dificilmente se harmoniza com a cultura portuguesa; a exasperação da angústia e do grito não encontra terreno fértil na «praia íntima do lirismo que se espraia do Minho ao Guadiana»; todavia, Eduardo Lourenço fala do «poeta simbolista-expressionista de Poemas de Deus e do Diabo», bem como do dramaturgo obcecado por bobos-anjos e anjos-bobos de expressionístico recorte».
Numa perspectiva diferente, Eunice Ribeiro, ao analisar os desenhos de Régio, integrando-os no contexto da obra do autor, tece algumas considerações teóricas que são facilmente transponíveis para o domínio da poesia. Assim, diz a ensaísta que «as poses crispadas, os corpos contorcidos, caídos ou semi-caídos, os nus volumosos de inflacionado erotismo, o esgar das bocas, os olhos salientes – falam de um desassossego íntimo que se nos afigura muito mais próximo da mundividência e da estética maneiristas do que do expressionismo por vezes citado»(5). Por seu turno, Maria Aliete Galhoz, considera que na poesia de Régio «encontramos um expressionismo que vai a extremos de diversificação, sendo as suas imagens ora líricas, ora retóricas, ora coladas sobre o real mas sugerindo uma apaixonada busca, e, em parte, um pessimismo que atrai o grotesco, a caricatura e o escárnio, que são, a bem dizer, o contraponto de um amor carecente na sua visão do mundo e da vida»(6). Fernando Guimarães, num ensaio intitulado “Poesia e Modernidade: O Caso Português”, põe em destaque a faceta romântica do espírito modernista, fazendo, a certa altura, a seguinte constatação: «A esta matriz romântica seria lícito juntar, relativamente à estética presencista, duas outras: a decadentista, tão visível em alguns poetas que se encontram nas páginas da Presença, e a expressionista. Ressalve-se desde já que seria abusivo falar desta última orientação como se de qualquer movimento literário aparecido entre nós se tratasse.
Mas será, efectivamente, o Expressionismo um caminho mal percorrido pelos nossosescritores? Se for entendido como um estado de espírito ou mera tendência, a resposta não será necessariamente negativa» (7). E ainda na mesma linha de pensamento, José Augusto Seabra concorda com Fernando Guimarães, ao dizer que a «insistência na tónica da literatura como “expressão “ do humano pareceria confirmar uma aproximação, que alguns têm procurado fazer, entre a estética presencista e o expressionismo. No entanto, este é, para o poeta e seus companheiros de geração, mais uma forma de afirmação idiossincrática do que de adesão a um movimento estruturado»(8).
Com a citação autorizada dos autores precedentes não pretendo averiguar se a estética regiana é predominantemente expressionista, para-expressionista ou maneirista, pretendo apenas estruturar uma leitura motivada pelos traços de distorção discerníveis numa parte substancial da poesia do autor de Cântico Suspenso. Ora, a distorção é uma característica definidora tanto do expressionismo como do maneirismo e é igualmente um elemento essencial do grotesco.
Na poesia de José Régio há, com efeito, a construção de uma linha de sentido que põe em relevo a face menos reconfortante da condição humana. Logo no texto inicial de Poemas de Deus e do Diabo as figuras assimiláveis a Cristo e ao Demónio são vistas segundo uma perspectiva deformadora que cria uma imagística fantasmagórica e aterradora. A primeira estrofe do poema começa com um ritmo narrativo, parecendo indicar a continuação de um discurso que já vinha sendo mentalmente elaborado e instaurando um processo de narrativização de que as duas figuras fazem parte como personagens. O núcleo de história que subjaz ao poema é ainda completado pela transformação do “eu lírico” em personagem, que faz conjunto com as duas figuras. E as três personagens são tocadas pela mesma atmosfera de estranhamento que faz oscilar as coordenadas do mundo:
Ora uma noite de luar medonho
(Lembro-me disto como dum sonho)
Alevantou-se um Homem a meu lado,
Todo nu, e desfigurado.(9)
A contemplação do divino corpo, sangrando «devastado», provoca no “eu” sentimentos confusos e desorientados:
Eu prosseguia, todo trémulo e confuso,
Cheio de amor e de terror por esse intruso.
À minha mão direita, ele avançava aereamente,
Com seu ar espectral e transcendente.(10)
No que diz respeito à figura do Diabo, é usado o mesmo processo de intensificação de elementos expressivos que agigantam desmesuradamente pormenores que seriam anódinos num contexto menos sombrio:
É que em meu ombro esquerdo alguém se debruçava,
Alguém que ria um riso que espantava,
Um riso tenebroso, e cheio de atracção,
Com fogo dentro como a boca dum vulcão!
(…)
E tinha pés de cabra, e tinha chifres, tinha pêlos,
E tinha olhos sulfúricos, esfíngicos e belos…
A baba do seu riso escorregava-lhe da boca,
E em todo ele ardia uma lascívia louca.(11)
Uma outra isotopia de distorção grotesca tem que ver com o tratamento do “eu lírico” em termos de fantochização dos traços físicos e das características anímicas, um “eu” que gosta de se exibir «à Cristo», um Cristo naturalmente chagado e sofredor, radicalmente diferente do menino Jesus brincalhão e travesso de Alberto Caeiro (12) ou do Cristo descrucificado de Natália Correia (13). Veja-se, como mero exemplo, esta estrofe do poema “Evasão”, inserto em As Encruzilhadas de Deus:
Lembro-me! Roxo e nu, sentei-me no lajedo,
Quis voltar a chorar, e já não pude.
Neste entretanto, a Lua alvorecia a medo,
E ungiu-me o corpo em chaga como um óleo de virtude.(14)
A construção de uma imagem disfórica do “eu” é tributária de uma concepção do poeta como um ser afastado do espaço gregário, sendo esse afastamento involuntário, mas compensado por um orgulho da diferença, que raras vezes chega a ser convincente, porque a ironia de José Régio volve-se sobre o próprio sujeito, pulverizando as defesas propiciadas pelas declarações de sobranceiro exílio. «A trágica alegria de nada ter» ou a negação da felicidade, em nome de uma liberdade desembaraçada dos bens do mundo não constituem um projecto de construção vital, porque são sintomas de uma carência que não encontra forma de remissão. Há, assim, uma ambivalência de tragicomédia, explicitamente reconhecida, que dissemina a indecisão, a dúvida, a incapacidade de optar por um caminho. O entendimento da poesia como inferno – mesmo sendo um inferno aparentemente vivificador – corre a par de uma imagem do poeta como ser fantochizado, como se pode ver no poema “Os Poetas”, do livro póstumo Colheita da Tarde:
Há certos reis que não têm
Lugar em nenhum reinado.
Para onde vão? De onde vêm?
Vêm de um país perdido, vão para um país sonhado.
As suas mãos abrem gretas:
São mais do que gretas, – chagas.
Riscam co’as unhas pretas
Lodos de pauis viscosos, areias de argênteas plagas.
(…)
Há certos reis que em arenas
De circo e diversões
Fazem rir com suas penas,
Sob máscaras grotescas de palhaços e bufões.(15)
Esta teatralização depreciativa da figura do poeta sofre, na poesia de José Régio, uma gradação que vai das imagens mais suaves até uma violência grotesca que exacerba, pela ironia, um indisfarçável mal-estar que já não é só do sujeito mas também do mundo. No poema “Humorismo a 40.º de Febre”, de Colheita da Tarde, a advertência apaziguadora do título não consegue lenificar a sensação de desconforto provocada por uma autocaricatura irrisória que usa expressões como «histrião de cemitério», «flores de pus», «florões de chagas já lilases», «na face toda em cal uns olhos como abismos»(16).
Numa perspectiva mais declaradamente social, nota-se igualmente um acentuar dos tons da distorção. Como lembra José Augusto Seabra, ao comentar o livro A Chaga do Lado, há na poesia de José Régio um pendor satírico que se «evidencia, com uma acerada incidência no modo de denunciar as disformidades físicas e morais do homem como indivíduo e como ser social, cuja degradação não poupa, não hesitando em caricaturá-lo para melhor o fustigar»(17). Há, assim, a prevalência de uma topografia distópica habitada por seres humilhados, cuja caracterização assume em certos poemas de livros como A Chaga do Lado e Fado, uma tonalidade que se aproxima de um desapiedado abjeccionismo. Note-se, no entanto, que a cosmovisão regiana é essencialmente compassiva. A animalização do ser humano e a sua coisificação grotesca são processos literários e plásticos que se apartam nitidamente de uma estética do mero ludismo formal, embora em outros contextos menos sérios o poeta de compraza com a sua destreza mental e versificatória. No poema “Fado das Ruas sem Sol” (Fado), a distopia é bem visível na seguinte estrofe:
Só nas paredes leprosas,
Tortuosamente empinadas,
Eram pupilas brumosas
As janelas desvidradas.(18)
Muito naturalmente, a morbidez física do espaço influi na degradação socioeconómica das pessoas, e daí a animalização patente em versos como os seguintes:
E o certo é que há centos de anos
Que a miséria nua e crua
Com seus viveiros humanos
Escolhera aquela rua:
Debaixo desses telhados
Se instalara, e a seus viveiros,
– Pais e filhos misturados
Como animais em chiqueiros.(19)
E em “Fado dos Pobres” (Fado), só para dar mais um exemplo, a miséria é vista por um prisma deformador que transforma a figura humana em fantoche patético:
Aquela velha do gato
Põe um quico na cabeça,
Roja um cambado sapato
De fivela desatada
No qual, às vezes, tropeça,
E em seda roxa estafada
A saia em que anda metida
A sua carne sem vida
Nem parece andar vestida,
Parece ir dependurada…(20)
Tanto em Fado como em A Chaga do Lado, são múltiplos os exemplos desta estética da distorção. Várias personagens que se escondem na noite são retratadas à luz crua do traço acerado: as prostitutas, os homens que procuram um amor «sem nome» dominados por uma libido compulsiva e receosa que os empurra para «o abraço nefando» e «o atroz comércio» (“Fado do Amor sem Nome”, Fado)(21); mas também os burgueses exibindo ostensivamente uma riqueza, que no soneto “Tudo-Nada”, de Biografia, é sintetizada da seguinte forma: «Passai!, belas carruagens brasonadas,/Forradas de alcatifas e de roubos»(22).
Na poesia de José Régio há, finalmente, um tecido de oposições, uma oscilação entre o belo e feio, um espírito de dialéctica agónica, que, na maior parte dos livros, ressuma uma vitalidade combativa e contagiante. Sob a égide do oximoro, a «deliciosa tristura» e a «melancólica alegria» desenham uma das muitas faces do homem: uma face sombria é certo, mas, como adverte Eugénio Lisboa, «o pensamento rico, denso, envolvente e provocante» de José Régio é entregue aos seus leitores «iluminado por uma luz clara que, no entanto, não escondia obscuridades e funduras, que eram também suas. Luz e sombra, que compõem uma das obras mais vitais da
nossa literatura»(23).
1 Vitorino Nemésio, «José Régio – “Poemas de Deus e do Diabo” Branquinho da Fonseca – “Poemas”», Gente Nova, Jornal Republicano Académico, Ano I, n.º1, Coimbra, 8 de Abril de 1927.
2 Segundo Eugénio Lisboa, o livro Poemas de Deus e do Diabo não pode ter sido publicado em 1925 , «como tem sido dito, até pelo próprio José Régio», porque «em carta de 4 de Fevereiro de 1926, dirigida a seu pai, Régio informa que os Poemas ainda não saíram devido a demora com uma zincogravura». (Eugénio Lisboa, O Essencial sobre José Régio, Lisboa, Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2001, p. 22).
3 Eugénio Lisboa, op. cit., p. 71.
4 Eduardo Lourenço, «Cultura portuguesa e expressionismo», in A Nau de Ícaro seguido de Imagem e Miragem da Lusofonia, Lisboa, Gradiva, 1999, p. 32.
5 Eunice Ribeiro, Ver. Escrever – José Régio, o texto iluminado, Braga, Universidade do Minho, 1997, p.297.
6 Maria Aliete Galhoz, «Apontamentos às Histórias de Mulheres», in Catorze Ensaios sobre José Régio, Lisboa, Cosmos, 1996, p. 89.
7 Fernando Guimarães, «Poesia e Modernidade: O Caso Português», in O Modernismo Português e a sua Poética, Porto, Lello Editores, 1999, pp. 83-84.
8 José Augusto Seabra, «José Régio, Um Poeta em Estado Místico», in José Régio, Poesia I, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001, p. 21.
9 José Régio, Poesia I, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001, p. 49.
10 Id., ibid., p. 49.
11 Id., ibid., p. 50.
12 Recorde-se a seguinte passagem do 8.º poema de “O Guardador de Rebanhos”: «Hoje vive na minha aldeia comigo. / É uma criança bonita de riso e natural. / Limpa o nariz ao braço direito, / Chapinha nas pôças de água, / Colhe as flores e gosta delas e esquece-as. / Atira pedras aos burros, / Rouba a fruta dos pomares / e foge a chorar e a gritar dos cães». (Fernando Pessoa, Poemas Completos de Alberto Caeiro, Recolha, transcrição e notas de Teresa Sobral Cunha, Lisboa, Editorial Presença, 1994, p. 54).
13 Vd., por exemplo, o poema “A Festa da Descrucificação” inserto em O Armistício (1985): «(…) Ó friorento Cristo atraiçoado / Pelo culto que te usurpa a leda fala! / Pois no caudal dos deuses és o facho / De uma meiga alegria que faltava. // Vieste para beber as nossas lágrimas / Com o mesmo amor com que bebias vinho, / Campos humildes, ó deus plebeu, lavravas / E eras nas bodas campestre bailarino, // Doce derriço das samaritanas, / Consolação de corações esquecidos, / Companheiro gentil de putas santas, / Irmão de adúlteras, estrela dos vadios». (Natália Correia, O Sol nas Noites e o Luar nos Dias II, Lisboa, Círculo de Leitores, 1993, p. 227).
14 José Régio, op. cit., p. 262.
15 José Régio, Poesia II, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2001, pp. 404-405.
16 Id., ibid., pp.334-335.
17 José Augusto Seabra, art. cit., p. 31.
18 José Régio, Poesia I, p. 382.
19 Id., ibid., p. 384.
20 Id., ibid., p. 377.
21 Id., ibid., pp. 408-412.
22 Id., ibid., p. 137.
23 Eugénio Lisboa, op. cit., p. 89.
[Presenças de Régio, Aveiro, Universidade de Aveiro, 2002, pp. 25-32.]
25 comments:
Muito interessante e não conhecia este maravilhoso sítio!!!
presenca-martim.blogspot.com is very informative. The article is very professionally written. I enjoy reading presenca-martim.blogspot.com every day.
ontario payday loan
loans
Hello,
I have developed a new clean web 2.0 wordpress theme.
Has 2 colours silver and blue, has custom header(colour or image).
I am curently working on it, so if you have suggestions let me know.
You can view live demo and download from here www.getbelle.com
If you found bug reports or you have suggestions pm me.
Wish you a happing using.
many thanks to [url=http://www.usainstantpayday.com/]USAInstantPayDay.com[/url] for paying the hosting and developement of the theme
Kigassege
I'm here to assist get your web site off to an excellent start. Don't be one of these that wished they had done it greater the very first time, then take on the job, and cost, of beginning above. Your web site reflects what you and your company or hobby are all about.
I am capable to present low-cost, user-friendly, customized developed web sites for a wide range of firms, organizations and groups.Furthermore, it should not cost a fortune to get you began. I'll support manual you via the process and even alert you once i think you could be obtaining in over your head, or beyond your spending budget.
Here are some hight good quality companies for a resonable cost:
Front-End Development
Custom web site design
Affordable web site design
E-Commerce website design
Corporate Website Design
Innovative website design
Static Web Design
Website maintenance
Web site re-designs
SEO Services
Logo Design
Please look around the site for further information about the [url=http://www.adrianbotea.com]web designer[/url] services that I am able to offer and to see examples of websites that I have designed
--------------------------------
[url=http://www.adrianbotea.com/seo-services][img]http://www.adrianbotea.com/seo-moz.png[/img][/url]
[b][url=http://www.saleuggbootsstore.co.uk/]uggs uk[/url][/b] Not simply religion but your own perspective beliefs. For example in the event you start off to own changes in opinion system, the way you proceed lifestyle must be or how men and women really should dwell. You may easily become an advocate on your beliefs. We now have utilized details and Louis Vuitton wallets, Louis Vuitton Sunglasses Millionaire obtainable to be used, even so the high quality is extremely limited within our retail outlet. The difficulty with so-called handsfree controls is always that you continue to have to initiate the discussion using your hands. During the iOS 5's new Siri beta software's scenario, which means tapping a button within the monitor or pressing and holding the iPhone's home button.
[b][url=http://www.shoesonlinesales.co.uk/]louis vuitton wallets[/url][/b] Its identify are available in any fashion mag at any second. Prada bags throughout the months are literally lv very best for the people present day working day females who think about different capabilities in do the job or life-style. Increased totes are most likely for use by day-to-day use so a feminine need to provide numerous vital products jointly along with her though on an on a daily basis groundwork.
Immediately after all it's not necessarily this type of the terrific method to lie lower all around the swimming pool in the resort as part of your vacat . You want to uncover a dress that appe . Essentially, I received just ordered mine from Dell when she walked in with her new HP computer system.
[b][url=http://www.cheapuggbootssalenow.co.uk/]www.cheapuggbootssalenow.co.uk[/url][/b] Vitamins and minerals, these types of as Vitamin C and Vitamin E, beta carotene as well as the mineral selenium, together with other ingredients in plant food items, recognised as phytochemicals, are anti-oxidants that could support gradual down or protect against damage to body cells which can guide to persistent and lethal overall health disorders, this sort of as heart condition and most cancers. Some antioxidants may boost immunity to help you your entire body argue off infection and safeguard the skin from premature getting older. Anti-oxidants are identified in deeply colored fresh fruits, vegetables and other plant food items such as grains, nuts and tea..
York was arrested. Rev. Dr. Perhaps the best example is Celine. Several many years back, Celine's sales and profits were falling, and losses stood at $16 million. So Arnault referred to as Jean-Marc Loubier, the No. These powerful procedures enable to help keep your audience engaged and taking part inside your presentation. Mehrebian's analysis demonstrated that 38% of what an audience recall is all the way down to the efficient use of tonal range. A large 55% pertains to your entire body language.
[b][url=http://www.cheapuggbootssalenow.co.uk/]ugg boots uk[/url][/b] two. Geographical scope: 50 % from the luxurious individuals live in the Eastern surfacing marketplaces. The glitter of Dubai and Shanghai exhibits the dominant existence of Eastern shoppers in consuming luxurious products and solutions. Abounding mankind are accustomed with these archetypal components of LV. It seems that Louis Vuitton purses would in no way abatement abaft they usually could abduction the appearance environment. The Fast accoutrements of Louis Vuitton are really a great deal of acknowledged and heralded items.
Brian Urlacher Jersey
Blogs are similar to forums Check with retailers, on the Internet, and manufacturers about the printer you are looking at Don't allow one slipup, or setback from the outside, influence you to erase all the progress you've made6
Nike J.J. Watt Jersey
When you are hurt or frightened (physically, emotionally, or mentally), a message goes to your brain stem, the threat is recognized, fear is created, and you move into the same mode ? fight, flight, or freeze Breaking a corona wire can be a costly mistake Is there anyone out there who doesn't feel like they have some purpose on this Earth? Do you feel embarrassed by thinking that, feel it's too lofty? Some voices in your head telling you all those lovely things, who do you think you are?, yeah right, you, hah! and on and on Once you've chosen a name, try it out for a day or so
49ers Frank Gore Jersey
6iUdq cheap ghd
nCeb michael kors outlet
rNay ghd
0aOqi cheap uggs
8bCpf ghd stockists uk
rAlh ghd
vOpm ugg store
qCtm michael kors handbags
3eXmu ugg boots sale
4cQdi chi iron
8sUia Michael Kors
8wNqm nfl jerseys
6oYpt ghd nz sale
2oEjx north face outlet
6pXhj botas ugg españa
4oFjj ghd purple
6nLct michael kors bags
2eFqw nfl shop
2sGtu ghd
5zYjw cheap ugg
online payday loans http://2applyforcash.com/ roadeovizinna payday loans online alampette [url=http://2applyforcash.com/]Online Payday Loans No Fax[/url] pay day loans And the more you bring in means more you supplemental income, working online offers a great choice.
Did you [url=http://www.onlinecasinos.gd]blackjack[/url] pinpoint that you can on Revolving Power group significance at on one occasion from your mobile? We comprise in the offing a headline travelling casino at a person's disposal against iPhone, iPad, Android, Blackberry, Windows 7 and Smartphone users. Waddle off your gaming with you and be a title-holder [url=http://www.avi.vg]vibrators[/url] wherever you go.
CCLEUNG Website Enterprise own good 矇blouissement and even JavaScript backgrounds : we're able to build lifetime through good and also usage JavaScript to develop and also edit the very distinctive piture benefit just for client web-sites. At the same time, we're able to upload pictures right from Youtube . com and also transformation ordinary movie clips so that you can 矇blouissement movie clips. http://www.vancouverwebdesignseo.com/
This specific droρ, he exρlained, iѕ a ԁirect
reѕult of а poor econоmy along
with ωorries in relation tο repaying ѕtudent еducatiοn loansLooκ into the articlе beneath foг somе cаѕh advance advice ωhen you tаke one pаrticular outThe car salesmаn
ωill pinpoint the monthlу pаyment fοr the new autοmobile Thus with a lοt feweг formalities needeԁ and theгefоre,
уou can ѕtaгt the defеrmеnt
ρracticе I learned ways to do anythіng Ι needed to undeгtakе
to mаkе thе ciгcumѕtanсe wοrkAs
the title implіes, these plаns get rapіԁly аρproνed by the
finаncial іnѕtitutiοn wіth a smalleг amоunt formalities requirеd Make aρplicаtiоn for one of the pауday аdvanсeѕ ѕtreѕѕful your hands on so
that you can prove a peгson's repayment power Borrowers of all credit varieties can present day malpractice” active you long run to obtain the approval with this loan This tends to allow you to monitor sales each month when you review your Profit & Great loss report The lender specially tries to match the loan demands of such personal loan seekersYou just need to fill up a simple application form with some fundamental details whilst your money is going to be transferred to your accountCredit card financial loans are usually given in a lesser amount of amounts to an assured mortgage and do not possess because prolonged any repayment system
my weblog network-loans.co.uk
The internеt is definitely an amazing put that offers areas
in manу typеs for рeople tгying
to fіnd bаsically ωhateverBy means of
fulfіlling the above mentineԁ cгiteгia, іt iѕ really
poѕsible and conveniеnt for you to get such loan without taκing just about
anу tеdious thank уou'sAn incredible a look at instant payday loans will be its easy approval no absolutely no might not be able to meet ones financial obligations Utilizing Quickbooks doesn't have to be аny strеssful knоwledge;
hеre is some elementаry infοгmation to proviԁе you ѕtaгtedThe apρliance ρrocesѕ for just a quick aԁѵanсe loan iѕ veгy simplе as well аs woгries abѕolutely frеeThe muѕt try out this choice instead of choοѕing the lοans аt high interеѕt or ρerhaρs kеeping уour home as homе fіnanсe loan Contгary tо it, one dаy paуdaу
loans Britіѕh issued by cash he / ѕhe аpproval, growing number of
the folks hаvіng a low credit ѕcοre rеcorԁ in UK Theгe are feω funԁamеntаl fаctors that these lenders take
а look at credit еxрendіture of the borrowed volume,
credit check plus etc Ιn adԁition, the studеnt mаy use
not for fіnancіal need to have and will be gіven as аn unsubsiԁized fіnаnciаl loan Α
goοd start will be to makе а liѕt оf yοuг гequігementsThe аverage fοur yeaг university fees
at а collеge or univerѕіty will cost a student $36,000 1 yеaгCan be youг
poсket alreaԁy empty in fact it is just the miԁdle of the month ωhenеνer
уour following ѕalаry ԁаy іѕ away
my ωebpаge: online payday loans
http://www.network-loаns.co.uk
Visit mу site - pay day loans
However, keep in mind that because of your low credit score rating, you can automatically be a credit risk to the bank. These refinancing options offer you prompt aid the exact same thing without any basic safety or any kind of credit check! http://www.paydayloansonline0.co.uk In the period of their time prior to seeking a mortgage, save every any amount of money that you can! These measures include snail mail the application deal to the bank, getting the as long as they can't pay back - often there is the time limit.
A secured financial loan is secured against several asset you own, usually your home. You have to be ready for the and all questions that come your path. http://www.paydayloansonline9.co.uk Physical exercise your liberties to file any complaint together with your state's Legal representative General. A good way to prevent this from happening is strict cost management and not overextending on their own with credit rating?
Whoa, [url=http://isabel-marant-baskets7.webnode.fr/]isabel marant france[/url] amazing product. [url=http://sac-longchamps-soldes.webnode.fr/]sac longchamp soldes[/url] Users have to take a look at shoes today while it's still in stock : ) [url=http://soldes-longchamp-sacs.webnode.fr/]longchamp sacs en ligne[/url] Bring to an end Complaining And Begin your own special [url=http://basketisabelmarant6.webnode.fr/]isabel marant en ligne[/url] Venture [url=http://sacsmichaelkors4.webnode.fr/]sacs michael kors france[/url] As a substitute.
QkaRjr [url=http://sneakers-isabel-marant-13.webnode.fr]sneakers isabel marant[/url] NsbAce JxwGvl [url=http://longchampbagsuk.ucoz.co.uk]longchamp pliage hobo[/url] DupIss http://longchampbagsuk.ucoz.co.uk RqzTmo [url=http://guesssacmain.webnode.fr]guesssacmain.webnode.fr[/url] LevMxf http://guesssacmain.webnode.fr TihKcp [url=http://soldes-sacs-longchamp4.webnode.fr]soldes sacs longchamp[/url] RycOlq BilOdj [url=http://basketsisabelmarantfr.webnode.fr]boutique isabel marant[/url] IwbJvg
NsaPfm [url=http://soldesaclongchamp0.webnode.fr/]soldes sacs longchamp[/url] HibLqz IltQlp [url=http://longchampsacssoldes.webnode.fr/]more page[/url] TonLqa http://longchampsacssoldes.webnode.fr/ OaxWyb [url=http://soldessacslongchamp2013.webnode.fr/]soldes sacs longchamp[/url] QehRam http://soldessacslongchamp2013.webnode.fr/ CqjAqb [url=http://longchampsolde2013.webnode.fr/]sacs longchamps soldes[/url] RdgOal QrgPka [url=http://longchamps2013.webnode.fr/]sacs longchamps soldes[/url] RwaRkv http://longchamps2013.webnode.fr/ pkUwq
MoyWif [url=http://saclongchampspliagepascher.webnode.fr/]soldes sacs longchamp[/url] JeeMrw VdbPwv [url=http://saclongchampprix.webnode.fr/]sac longchamp prix[/url] HhpAzo http://saclongchampprix.webnode.fr/ PewBvr [url=http://longchampsacprix.webnode.fr/]sac longchamp solde[/url] AipPfs NyuBnd [url=http://longchampsparis.webnode.fr/]sac longchamp prix[/url] UqjDgm http://longchampsparis.webnode.fr/ QotBjn [url=http://saclongchampsnoir.webnode.fr/]achat sac longchamp[/url] VzrFag haVqo
Sick of all the online stories? [url=http://longchampsacshobo.webnode.fr]sac longchamp[/url] at this website for your needs [url=http://isabelmarantsneakers2013.webnode.fr]isabel marant chaussures[/url]! This unique online is in fact truly wonderful, it has lots of [url=http://longchampsoldesenligne.webstarts.com/]longchamp pas cher[/url]functions and features [url=http://portefeuillelongchamppascher.webnode.fr/]longchamp le pliage[/url]. Selection of optimistic approaches to find out about [url=http://longchampcuirpascher.webnode.fr/]longchamp cuir[/url] before you are left out.
SBA's real grounds is to service small businesses to be able to contribute very well to the financial system. I put off this job investigation because I idea there was no impression looking for a career when I was not going to get away for a few many weeks. testosterone levels near, organizing the money wrong in size more difficult, in this condition, these problems become deadly to solve. By doing so, these loans work as a credit card may well in allowing cannot bring these cash because of your unfavorable credit ratings status. Yes, by looking into making the cost to loan company to the a person's eye of the before your following payday. Immediate refund financial loans are not our enemies, bankruptcy lawyer las vegas car fights in the initial year itself, hence leaving you helpless. Those who complete mostly acquire some kind of foods assistance, but only of they're severely disabled or have children. Some legislations offices need payment options from customers instant no fax payday loans Not like any other form of exercise or even traditional meditation, exercising within the yoga sway has exceptional benefits And aside from, in these hard financial occasions, with the bad currently being you simply must pay more charges because fee.
If you want to find out about quick cash advance loans today, speedy cash loans quick cash loans today, need quick cash go to. You ought to be prepared before buying improve your loans with many required details and send it in online payday instant loans uk All will be processed for free and you simply defaults in case payments are made on time for a a number of period of time Individuals of this classification are used as chance among the creditors and loan providers are reluctant in helping that they out. Weight loss learners are accomplishing the math, attendance at vocational and deal schools is growing. The down sides or emergency situations might be most situations, like to meet up with a need for a borrower himself or herself or for or their loved ones. The best way to avoid massive student loan debts are to raise your next generations of kids differently. Lenders offer lending products to government evaluate soon because of some urgency. Unemployed individuals need a quick and effective solution to their problems regarding cash shortages?
Some financial institutions are offering payday loans for jobless also. To be able to apply for Perkins personal loans it's necessary to be able to fill out Cost-free Application regarding Federal College student Aid (Federal loan application)? Cash advance loans are applicable because of the borrowers without any fusses even if it normally won't possess credit rating status whatsoever instant payday loans no credit check Therefore, it is a service offered by the credit sector before persons actually is provided with their take-home pay Some loans are designed in ways that you can not repay it early, without extra money. Currently, you have the approach to go for pay day loans notwithstanding a bad credit score. Normal in the mortgage reimbursement is definitely life which you were familiar while applied?
Federal student education loans typically provide the best interest charges and repayment terms Payday loans You should buy at least $1000 every thirty days and be some sort of resident in the united states that you are applying for the loan in
Fantastic goods from you, man. I have keep in mind your
stuff prior to and you are simply extremely wonderful. I actually like what you've received right here, certainly like what you are stating and the way in which through which you are saying it. You're making
it enjoyable and you continue to take care of to keep it smart.
I can't wait to learn much more from you. That is actually a terrific website.
Also visit my blog - ミュウミュウ
Pretty! This has been an incredibly wonderful article.
Many thanks for providing these details.
Here is my web blog トリーバーチ
The Best of Spring [url=http://coachoutlet2bags.com/]factory coach outlet[/url] Sales ELLE
The Best of Spring SalesJune 1 2:25 PMby Brooke Bobb 0 Comments Photo: Courtesy of Net-A-Porter Coming off a long holiday weekend can be torturous, but for seriously avid online shoppers, the Tuesday and Wednesday after Memorial Day mean the start of some highly anticipated end of season sales. Every e-store from Saks to Net-A-Porter's chopping prices off spring's most coveted piecesanyone fancy 50% off Marc Jacobs' disco duds? How about 40% off one of Alex Wang's latest it-bags? If you've been anxiously awaiting price slashes [url=http://coachoutlet2bags.com/]coachoutlet2bags.com[/url] on those or any of the spring collections, right now is definitely the time to buy. To make shopping the sales a little easier and less overwhelming, we've compiled a roundup of the best one's going on now and their most grab-worthy items below. 1. Net-A-Porter: This may be the mecca of all the online sales due to the fact that the majority of sale items are straight off the spring 2011 runways. There are over 57 pages of items, some of the most prized being half-off Carven separates, 40% off Charlotte Olympia pumps and a large selection of DVF spring staples. The adorable Alexander Wang box clutch is on sale here, too. 2. Shopbop: The designer boutique's reduced prices on nearly every covetable piece from 3.1 Phillip Lim's spring 2011 collection, and that includes shoes and bags as well. There's also summer dresses from Thakoon and Jil Sander color pop flats to get your hands on too. Also in this sale, lots of summer must-haves from labels like Elizabeth & James and Alice & Olivia. 3. Saks: If you're on the hunt for a good party dress then this is the sale to shop. While there's hundreds of choices to peruse, we've got to say that Vena Cava's neon halter neck dress and Rag & Bone's lace cocktail dress are certainly among the best. 4. Bergdorf Goodman: BG's 5F section of their store houses some of the best of the best in terms [url=http://coachbagswholesales.com/]coach bags wholesale[/url] of in-season, on-trend looks. So when it came time to pick out pieces [url=http://coachoutlet2bags.com/]http://coachoutlet2bags.com/[/url] for their end of season sale, there was naturally a great deal of most wanted items that made the cut. Whether you're in the market for a good deal on white denim from Theory or a summer sandal by Tory Burch, this department store floor has it all. 5. Barneys: Of all the seasonal sales at big department stores, the Barney's shoe sale is probably one of the most popular. [url=http://coachbagswholesales.com/]Coachbagswholesales.com[/url] The end of spring sees the shoe racks there literally torn apart, with half off designers like Prada, Miu Miu and Lanvin, and the good news is, their online store sale is just as ravage-able. And the clothes? [url=http://coachoutlet2bags.com/]coach outlet[/url] It's practically a paradise with reduced prices on Proenza printed tees and dresses, as well as several of the Opening Ceremony collabs like Chloe Sevigny, Levi's and Rodarte. Tags: net-a-porter saks fifth avenue shopbop bergdorf goodman barneys spring sales
The Met’s Stunning McQueen Exhibition ELLE
The Met’s Stunning McQueen ExhibitionMay 3 10:07 AMby Britt Aboutaleb 0 Comments [url=http://english.ipp.ac.cn/coachoutlet365.html]coach factory outlet[/url] Photo: The Metropolitan Museum of Art The Metropolitan Museum of Art opens its Alexander McQueen exhibition to the public tomorrow morningand you won't want to miss it. Each year we're tempted to call it the most extravagant, the most in depth look at just one side of fashion, but this year it's at least the most personal, and by far the most haunting. The exhibition starts with pieces from McQueen's graduate collection from Central St. Martin'sthe same one Isabella Blow bought in fullwhich will familiarize even the least fashion savvy viewer with McQueen's signature shapes. What follows is a maze of rooms constructed around McQueen's most famous collections, each one peppered with quotes and explanations from [url=http://english.ipp.ac.cn/coachoutlet365.html]coach factory outlet[/url] the designer as if he's narrating his life just for you. It starts with his work from Givenchy set against gilded [url=http://english.ipp.ac.cn/coachoutlet365.html]coach outlet store[/url] mirrors ("I want people to be afraid of the women I dress."). A glass case holds select looks from his posthumous collection and a wooden room lit with gold sconces displays his infamous Highland Rape collection ("People were so unintelligent they thought this was about women being rapedyet Highland Rape was about England's rape of Scotland.") Though screens in the accessories room offer a look at the extravagant shows McQueen was famous for, it's the realization of the Kate Moss hologram that will make you feel just a drop of the magic that went into a McQueen production. We'll let the rest be surprising, but click through for a few of our favorite shots! Tags: alexander mcqueen daphne guinness sarah burton Andrew Bolton givenchy stella mccartney isabella blow central st. martins
Post a Comment